domingo, 20 de setembro de 2015

Balanço geral do Desafio de Setembro


Abro este post com a imagem que ilustra a capa de Vida de Negro, minha fic desenvolvida para o desafio de setembro do Nyah Fanfiction.

Como sempre, eu estava indecisa sobre participar, insegura etc, mas a ideia para a história surgiu, se encaixava nas regras do desafio, ganhou força, então eu não resisti e escrevi esta oneshot.

O tema que escolhi foi O Brasil Colônia e resolvi mostrar a vida de dois escravos em uma fazenda de engenho de açúcar, com foco em um deles, João, que é o narrador da história.

Escolhi falar disso porque lembrei que fiquei muito impressionada quando fiz uma visita ao Museu Afro Brasil há alguns anos e vi vários instrumentos de tortura que eram usados contra os negros.

Ver aquilo ali, bem diante dos meus olhos, me deu uma noção muito maior daquilo que os escravos passaram. Resumindo, fiquei com nó na garganta.

Quis retratar essa questão na minha oneshot, mas ela não fala apenas da tortura física que os negros sofreram. Quis ir além disso e fornecer um panorama geral da vida dos escravos no Brasil Colônia. Então eu procurei mostrar como era a viagem no tumbeiro, como os negros eram recebidos quando chegavam aqui, como era o funcionamento do engenho de açúcar, como era o trabalho dos escravos, como era a senzala, como eles lutavam para manter a sua cultura africana, como eram os castigos etc.

Como toda história, eu quis deixar uma moral no final. Mas não direi qual é. Leiam e descubram. Ou apenas sintam. 

Acho importante citar uma curiosidade: a música Vida de Negro, do Dorival Caymmi, serviu como fonte de inspiração para a escrita e eu perdi as contas de quantas vezes a ouvi nos últimos dias. Sério!

Tive que fazer algumas pesquisas antes de começar a história e acabei não só relembrando coisas que aprendi na escola, como descobrindo outras que eu não sabia. Como que já havia escravidão na África antes da chegada dos europeus e que, portanto, havia escravidão nos quilombos também. Todavia, não era a escravidão puramente cruel exercida deste lado do mar.

Bem, sobre o desafio em si, não foi difícil estruturar a história, eu sabia o que queria contar (começo, meio e fim), porém tive dificuldade para desenvolver a ideia no papel. Talvez por ser um assunto muito denso, talvez por toda a questão histórica envolvida, talvez por causar aquele nó na garganta de novo, não sei.

O fato é que em alguns momentos, eu tive que me obrigar a escrever. Estabeleci uma meta e tudo. Do tipo: hoje eu vou escrever 500 palavras. E assim fui escrevendo até que finalmente fluiu mais fácil e eu consegui concluí-la.

Sem mais delongas, quero deixar registrado aqui que, apesar do tema triste que escolhi, adoreiiiiiiiiii participar de mais um desafio do Nyah. Gosto muito de escrever (não me diga, Hunter Pri Rosen?) e descobri que adoro ser desafiada, adoro exercer minha criatividade, escrever coisas diferentes, me testar. É muito bom. É um exercício e, ao mesmo tempo, um bálsamo.

Sem mais delongas de novo, deixo abaixo algumas informações de Vida de Negro:

Sinopse: Minha história começa com a minha mãe, uma negra forte e bonita, fazendo uma grande viagem em um lotado e fedorento navio.
O destino? Colônia do Brasil do Reino de Portugal.
Nosso destino? Sermos escravos em um engenho de açúcar.
Classificação: +16
Categorias: Originais
Personagens: Personagem Original
Gêneros: Death Fic, Tragédia
Avisos: Tortura, Violência
Link: https://fanfiction.com.br/historia/646711/Vida_de_Negro/

Que venha o próximo desafio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário