domingo, 30 de agosto de 2015

Balanço geral do Desafio Julho/Agosto



História Participante: I want to believe
Categoria: Arquivo X
Gêneros: Ficção Científica, Mistério e Suspense
Subgêneros: Soft Sci Fi e Extraterrestres
Classificação: + 16
Link: AQUI

No começo de julho, fiz um post aqui no blog demonstrando o meu interesse em participar do Desafio de Ficção Científica e seus subgêneros  do site Nyah Fanfiction, no qual tenho conta desde 2013 e onde já tinha participado de duas atividades como esta.

A princípio, quando li as regras do desafio e vi que desta vez os participantes teriam que escrever uma história dividida em capítulos, com o mínimo de 20 mil palavras e o máximo de 50 mil palavras, entrei em pânico. Esperava que o site fosse propor uma oneshot, como vinha fazendo nos desafios anteriores. Doce engano... 

Acredito que com isso o Nyah quis não só atender os usuários que reclamavam do formato de apenas um capítulo, alegando que era muito pouco para contar uma história, como também quis aumentar o grau de dificuldade deste desafio. Afinal, se é desafio não pode ser fácil, certo?

Bem, acho que o Nyah conseguiu o que queria. Satisfez muita gente e deixou outras de cabelo em pé. Como eu, por exemplo.

Não estou reclamando, que fique bem claro. Acho que o site está certíssimo em tirar os autores de suas zonas de conforto. Por outro lado, isso me deixa com medo dos próximos desafios kkkkk Afinal, se julho e agosto foram assim, o que esperar daqui para a frente? #Medo

Seja como for, passado o susto inicial e a vontade de desistir do desafio antes mesmo de começar, decidi que iria participar e ponto. Então, me perguntei sobre o que eu escreveria e me lembrei que sempre quis desenvolver uma fanfic de Arquivo X. Logo, o tema extraterrestres, abduções e aqueles famosos círculos nas plantações surgiu nos meus neurônios e daí para escrever a sinopse foi um pulo.

Feita a sinopse, encomendei a capa com uma amiga muito querida, conhecida no Nyah como Miss Queen. E com sinopse e capa prontas, comecei o planejamento da história.

Decidi que iria escrever da forma “mais fácil”, ou seja, o mínimo possível. Logo, as 20 mil palavras. Mas não foi nada fácil chegar até elas. Confesso que em vários momentos, pensei em desistir de novo e de novo e de novo. Confesso que tive crises de inspiração (o temido bloqueio criativo). Confesso que tive que colocar duas histórias minhas em hiatus até concluir o desafio. E confesso que quando finalmente conclui I want to believe, fiquei pensando que poderia ter feito muito mais.

Mesmo assim, como minha primeira experiência com ficção científica, acredito que tenha ficado aceitável. E apesar de todos os perrengues, dificuldades, bloqueios e afins, foi muito bom participar do desafio e realizar o meu sonho de escrever sobre uma das minhas séries favoritas.

Conclui a história com um pouco mais que 20 mil palavras, divididas em 8 suados capítulos, e escrevi sem esperar qualquer retorno em troca, pois sabia, desde o começo, que o fandom que escolhi não é um dos mais populares por aí. 

Apesar disso, recebi um comentário muito positivo, de uma pessoa que conhece a série e gostou da minha fanfic. E fiquei muito feliz com isso :-)

Bem, a experiência geral que tiro deste desafio (e que vai soar meio piegas) é que o importante é participar, é se propor a sair um pouco da sua zona de conforto, conhecer outros gêneros, aprimorar a sua escrita, se desafiar, desafiar a sua imaginação e criatividade, se testar e ser feliz!

Ainda não sei se terei disponibilidade para participar do próximo desafio, pois estou fazendo um curso muito legal aos sábados (Comunicação Escrita e Revisão Gramatical), durante a semana eu trabalho e, nas minhas escassas horas vagas, quero muito me dedicar as histórias que tive que colocar em hiatus. Todavia... Dependendo do que o Nyah for propor desta vez, eu posso me animar e tentar de novo, afinal, o futuro a Odin pertence...

Por enquanto é só, pessoal! Inté a qualquer momento! Beijos no core!

Nenhum comentário:

Postar um comentário